Morre Françoise Demulder, primeira fotógrafa premiada com o World Press Photo
Morre Françoise Demulder, primeira fotógrafa premiada com o World Press Photo
Os organizadores do festival de fotografia Visa pour L'image Perpignan informaram, nesta quinta-feira (4), que a fotógrafa Françoise Demulder, a primeira mulher a obter o World Press Photo, mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, faleceu na última quarta-feira (3), em Paris, aos 61 anos de idade.
Segundo a agência de notícias Reuters, uma fotografia em preto e branco, feita em 1971, em Beirute, durante a guerra do Líbano, foi a imagem que tornou Demulder mundialmente famosa. Na foto, uma mulher, coberta com um véu, suplica ajuda ao céu diante de um soldado enquanto, atrás dela, queima o bairro palestino da cidade.
"Foi quando começou a odiar a guerra, mas se sentiu obrigada a documentá-la, para mostrar como sempre o inocente sofre enquanto o rico torna-se mais e mais rico", afirma a Fundação World Press Photo em seu site.
Jean-François Leroy, diretor do festival de fotojornalismo de Perpignan e amigo da fotojornalista afirmou que "Françoise queria saber tudo, compreender tudo".
Demulder, que começou sua carreira durante a Guerra do Vietnã, depois foi para o Camboja e, ainda, acompanhou muito de perto informações sobre o falecido líder palestino Yasser Arafat.
Leia mais






