Morre correspondente do The Washington Post no Iraque
Morre correspondente do The Washington Post no Iraque
Morre correspondente do The Washington Post no Iraque
O jornalista Saleh Saif Aldin, de 32 anos, correspondente do jornal americano The Washington Post no Iraque, foi assassinado, no último domingo (14), em Bagdá, enquanto apurava uma matéria para o veículo.
Segundo informações do próprio jornal, Aldin fazia uma reportagem sobre a violência no bairro de Sadiyah quando uma bala atingiu sua cabeça. Testemunhas afirmam que o repórter estaria fotografando uma rua onde casas tinham sido incendiadas quando foi atingido pelo tiro.
"Valente além do imaginável, Saleh estava disposto a descobrir a verdade", diz Sudarsan Raghavan, chefe da sucursal do Washington Post na capital iraquiana. O correspondente, segundo acrescentou, deu uma contribuição essencial à cobertura do jornal no Iraque.
"A perda de Saleh nos lembra mais uma vez o papel central que os jornalistas iraquianos têm na cobertura da guerra e os imensos sacrifícios que fizeram para entendermos", disse David Hoffman, subeditor de Internacional do jornal.
Dados do Comitê para a Proteção de Jornalistas apontam que pelo menos 118 jornalistas (cem deles iraquianos) foram mortos no Iraque desde o início da guerra, em março de 2003.






