Morre, aos 88 anos, o escritor uruguaio Mario Benedetti
Morre, aos 88 anos, o escritor uruguaio Mario Benedetti
Morreu no último domingo (17), aos 88 anos, o escritor uruguaio Mario Benedetti. Famoso pelas obras "Poemas de la Oficina" e "La Tregua" - este último traduzido para 19 idiomas e levado ao cinema e ao teatro - Benedetti era um dos últimos representantes da chamada "geração de 1945", à qual também pertenciam Juan Carlos Onetti e a poeta Idea Vilariño.
Segundo a agência de notícias Reuters, o escritor havia sido internado em abril por conta de uma doença intestinal crônica. Como recebeu alta em 6 de maio, a notícia de sua morte pegou todos de surpresa. "Quando lhe deram alta, parecia que ele estava melhor, tinha certa consciência, respondia quando lhe faziam perguntas", declarou seu irmão, Raúl, a uma emissora local.
"Aparentemente ele estava melhorando; os médicos diziam que estava se recuperando. Por isso, sua morte nos pegou de surpresa", continuou. Com trabalhos de jornalista, funcionário público e vendedor, Benedetti recebeu em 1999 o Prêmio Rainha Sofia de Poesia e em 2005 o Prêmio Menéndez Pelayo.
Apesar do motivo de sua morte não ter sido revelado, a imprensa local disse que a causa foi uma insuficiência renal.






