Morre, aos 87 anos, o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez

Colombiano ganhador de um Nobel de Literatura em 1982 lutava contra um câncer há uma década e seu estado de saúde era frágil.

Atualizado em 17/04/2014 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Faleceu, nesta quinta-feira (17/4), aos 87 anos, o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez. Vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1982, ele morreu após uma batalha de mais de uma década contra o câncer. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Crédito:Divulgação Escritor sofria de mal de Alzheimer e lutava contra o câncer
A confirmação da morte do autor foi divulgada por El País , BBC, o jornal colombiano El Tiempo e outros veículos internacionais. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo e deixa dois filhos, Rodrigo e Gonzalo.
Márquez é considerado um dos mais importantes autores do século 20, tendo inspirado gerações de jornalistas e escritores do mundo todo. Nasceu em 6 de março de 1927 e iniciou a carreira no jornalismo em 1948. Publicou seu primeiro romance, "A Revoada", em 1955. O autor é responsável por clássicos como o aclamado "Cem Anos de Solidão" (1967), "O amor nos tempos da cólera" (1985), e Memória de Minhas Putas Tristes" (2004), seu último trabalho, entre diversos outros títulos.
O autor recebeu o Nobel da Literatura pelo conjunto de sua obra em 1982. Foi o primeiro colombiano e apenas o quarto latino-americano a conquistar o prêmio. "El Gabo", como era conhecido, publicou sua auto-biografia em 2002, "Viver para contar".
Há pouco mais de uma semana, no dia 7 de abril (dia do jornalista), o renomado autor mandou uma mensagem para os profissionais de imprensa que cercavam o hospital onde estava internado no México: "vão fazer algo de útil!".

Para seus fãs, Márquez deixa uma obra de profundo impacto na literatura. Entre tantas passagens memoráveis, Márquez escreveu em "Viver para contar": "A vida não é a que gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la".