Morre, aos 78 anos, o jornalista pernambucano Ronildo Maia Leite

Morre, aos 78 anos, o jornalista pernambucano Ronildo Maia Leite

Atualizado em 06/07/2009 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Faleceu no último domingo (5), aos 78 anos, o jornalista e escritor pernambucano Ronildo Maia Leite. O profissional estava internado desde o último dia 26 de junho na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Esperança, no Recife, e morreu em decorrência de uma infecção respiratória.

O sepultamento de Leite ocorrerá nesta segunda-feira (6), às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana da cidade.

Leite iniciou a carreira na década de 40, ainda aos 14 anos. Em mais de 60 anos de profissão, acumulou diversos prêmios, sendo vencedor por quatro edições do Prêmio Esso de Jornalismo. Foi chefe de redação do veículo impresso Última Hora , e trabalhou também para os periódicos Garanhuns Diário e Diário de Pernambuco .

Além de passar por quase todos os jornais pernambucanos, foi repórter da sucursal Recife da revista Veja e colaborador de IstoÉ . Chefiou a Redação Norte-Nordeste de O Globo , por 19 anos, e escreveu, por dois anos, a "Crônica da Cidade", para a TV Globo Nordeste.

Em seu trabalho de pesquisa, Leite participou de antologias e escreveu 15 livros, entre eles "Recife Cruel, ó..." (1982), "O Destino das Ruas" (1985), "Exu", "200 anos de guerra: História das brigas entre as famílias Alencar e Sampaio" (1998) e "Três histórias de uma praça e uma notícia de guerra" (1999). A informação é do jornal Diário de Pernambuco .