Morre, aos 65 anos, o jornalista e cientista político Luiz Aparecido, do Portal Vermelho

Luiz Aparecido foi preso e torturado durante a ditadura. Profissional reconhecido no mercado, ele atuou em diversos veículos de comunicação.

Atualizado em 08/09/2014 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista comunista Luiz Aparecido morreu no último sábado (6/9), em Brasília. Profissional de imprensa reconhecido no mercado, Aparecido atuou em diversos veículos de comunicação do país e teve forte atuação durante a ditadura militar, período em que foi preso e torturado.
Com militância história contra regimes autoritários, o jornalista fez parte da Aliança Libertadora Nacional, organização revolucionária dirigida por Carlos Marighella, na Ação Popular e, desde o início dos anos 1970, integra o Partido Comunista do Brasil. Durante este período, participou da chamada imprensa partidária, como no jornal A Classe Operária e na revista Princípios .
Um dos responsáveis pela sucursal do Portal Vermelho em Brasília, Aparecido colaborava ativamente para o site do partido, com reportagens e artigos em seu blog. Foi também um dos colaboradores da propaganda da entidade partidária. Cientista social e jornalista, ele acumulou uma larga experiência como repórter de diversos veículos do país e como assessor institucional.
Crédito:Reprodução Portal Vermelho Morre jornalista e cientista político Luiz Aparecido Silva

Foi pela profissão que trabalhou nos Diários Associados de São Paulo, no grupo de revistas Manchete, no Metronews e Guarunews de São Paulo, no Jornal de Brasília e na Câmara dos Deputados, como assessor de imprensa e parlamentar de vários deputados federais. Na gestão do ex-governador Cristovam Buarque no DF, foi responsável pela Secretaria de Comunicação.
No poder público, Luiz Aparecido foi diretor do Diário Oficial do Espírito Santo e assessor especial do gabinete na gestão do ex-governador Gerson Camata. Também foi ativista eleitoral, coordenado à campanha de candidatos a governador no Espírito Santo. No ápice, foi assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, entre os anos de 2003 e 2008.
Segundo o Portal Vermelho, o jornalista Luiz Aparecido foi um ser humano generoso e de alegria contagiante. Prestes a completar 66 anos no próximo dia nove de setembro, ele deixa saudade em todos os que o conheceram e tiveram o privilégio do seu convívio de entranhado e solidário amigo.