Morre, aos 64 anos, o jornalista norte-americano Kenneth Bacon
Morre, aos 64 anos, o jornalista norte-americano Kenneth Bacon
Morreu no último sábado, aos 64 anos, o jornalista norte-americano Kenneth Bacon. A Bacon trabalhou 25 anos no The Wall Street Journal, além de ter atuado como porta-voz do Pentágono durante o governo de Bill Clinton. O jornalista faleceu em sua residência de férias em Block Island, Rhode Island, em decorrência de um melanoma no cérebro.
O jornalista começou sua carreira no Wall Street em 1969, na sucursal de Washington. Sete anos depois, em 1976, assumiu o posto de correspondente na capital do veículo, posição que exerceu até 1980.
Em 1994, durante o mandato de Bill Clinton, Bacon atuou como porta-voz do Pentágono. No órgão de segurança do governo, foi responsável por informar à imprensa sobre as atividades dos EUA nas guerras de Kosovo e Bósnia, no discurso militar sobre o atentado que matou 17 marines norte-americanos do destróier USS Cole, no Iêmen, em 2000 e em outros eventos.
Após deixar o Pentágono, em 2000, se tornou o presidente da Refugees International, organização em defesa de melhor atuação do governo em prol de refugiados da África e do Oriente Médio. Em nota, a secretária de Defesa dos EUA, Hilary Clinton afirmou que a morte do jornalista representou a perda de "um grande líder humanitário".
"A maioria dos americanos lembrarão de Bacon como a voz civil imperturbável do Departamento de Defesa (...), mas para milhões das pessoas mais vulneráveis do mundo foi uma fonte incalculável de esperança, inspiração e apoio", disse Hilary. A informação é da agência Efe.






