Morre, aos 56 anos, Steve Jobs, fundador da Apple
Steve Jobs, fundador da Apple, morreu, nesta quarta-feira, aos 56 anos, vítima de um câncer raro no pâncreas. Há dois anos, o executivo havia passado por um transplante de fígado.
Atualizado em 05/10/2011 às 21:10, por
Redação Portal IMPRENSA.
Em razão de seus problemas de saúde, Jobs se afastou da Apple, onde ocupava o cargo de presidente-executivo desde 1997, em 24 de agosto deste ano. Em suas últimas aparições públicas pela empresa, como no lançamento do iPad 2, em março, ele aparentava estar com a saúde mais debilitada pela palidez e perda de peso.
Em nota à imprensa, a família do executivo afirmou que ele morreu de forma tranquila, ao lado de seus familiares. O comunicado diz, ainda, que será criado um site para que os interessados possam render homenagens a Jobs.
"Em sua vida pública, Steve foi conhecido como um visionário; em sua vida privada, ele cultivou sua família. Estamos agradecidos às pessoas que compartilharam seus anseios e orações durante o último ano da doença de Steve; um site será criado para aqueles que desejam fazer homenagens. Agradecemos o apoio e a gentileza daqueles que compartilham nossos sentimentos por Steve. Sabemos que muitos de vocês estarão em luto conosco e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento de dor", diz a nota na íntegra.
Steve Jobs era visto pelo mercado como o responsável direto pelo sucesso da Apple, pela sua criatividade e espírito empreendedor. Desde que voltou ao comando da empresa, no ano de 1997, as ações da companhia subiram de US$ 5 para cerca de US$ 370.
O executivo encabeçou uma revolução vista nos mercados de computadores, músicas e telefones celulares, criando produtos revolucionários, simples de usar, que se tornariam um objeto de desejo de milhões de consumidores no mundo, como o iPod, iPhone e iPad.
Com seus problemas de saúde cada vez mais agravados, as ações da companhia sofriam abalos cada vez que Jobs precisava se afastar da empresa para realizar tratamentos. E uma mera aparição ou nota, eram responsáveis pela recuperação dos valores das ações da Apple.
A empresa emitiu comunicado, lamentando a morte do executivo (leia abaixo), e mudou sua página na Internet para uma foto de Jobs. Para ver, .
"A Apple perdeu seu gênio criativo e visionário, o mundo perdeu um ser humano maravilhoso. Aqueles que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um grande amigo e um mentor. Steve deixa uma companhia que apenas ele poderia ter construído e o seu espírito será a base da Apple para sempre".
Ainda não há informações sobre o funeral do executivo.
Leia mais
-






