Morre, aos 55, a colunista de economia da "ZH" Maria Isabel Hammes

Jornalista foi vítima de um câncer diagnosticado no início de junho deste ano

Atualizado em 06/10/2014 às 11:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Morreu, na tarde do último domingo (5/10), a editora e colunista de economia do jornal gaúcho Zero Hora , Maria Isabel Hammes, aos 55 anos, em decorrência de um câncer diagnosticado no início de junho deste ano.

Crédito:Divulgação Editora estava na "Zero Hora" há 26 anos
De acordo com o jornal, a jornalista estava internada no Hospital Mãe de Deus. Casada com o repórter fotográfico Carlos Rodrigues, ela deixa os filhos Tomás, também jornalista, e Felipe. O velório começou às 8h30 desta segunda-feira (6/10), no Crematório Metropolitano São José, em Porto Alegre (RS). A cerimônia de despedida está marcada para às 17h.

Referência no jornalismo econômico do Rio Grande do Sul, Bela, como era chamada, contou com inspiração do pai, o jornalista Hugo Hammes, quando ingressou no curso de jornalismo da PUCRS em 1977. Iniciou a carreira na extinta Folha da Tarde , e depois de quatro anos, passou a atuar na sucursal de Porto Alegre do jornal O Estado de S. Paulo .

Na Zero Hora , começou como freelancer durante o pleito eleitoral de 1988 e foi contratada logo depois, em dezembro, como repórter. Durante praticamente 26 anos de trabalho na publicação, atuou como chefe de produção, editora e colunista. Também elaborava reportagens sobre consumo popular, análises empresariais e avaliações de macroeconomia.

"Foi-se a gargalhada mais gostosa e alta da redação, uma ‘mãe’ de todos nós, uma baita jornalista", disse Marta Gleich, diretora de redação do jornal. "Estamos todos muito tristes. Era uma pessoa muito especial, não apenas para a redação da ZH, mas para o mundo empresarial do Rio Grande do Sul e para os leitores que a acompanhavam", acrescentou Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.