Morre aos 100 anos jornalista Hélio Fernandes, perseguido na Ditadura Militar
Referência no jornalismo, ele continuava ativo com opiniões políticas sobre o País nas redes sociais
Morreu no Rio de Janeiro o jornalista Hélio Fernandes, aos 100 anos, na madrugada desta quarta-feira (10), de causas naturais.
Crédito:Arquivo PessoalO corpo deve ser cremado nesta quinta-feira (11), no cemitério do Caju, em cerimônia restrita, devido à pandemia da covid-19.
Dono de uma trajetória marcada pela Ditadura Militar, referência no jornalismo e irmão do escritor Millôr Fernandes, Hélio foi dono do jornal A Tribuna da Imprensa, fundada por Carlos Lacerda.
Ele assumiu a Tribuna em 1962, e o jornal se posicionou contrário ao ex-presidente João Goulart, apoiando o golpe de 1964, mas mudou de posição durante o regime, o que levou Hélio a ser perseguido durante a ditadura.
Em entrevista ao Observatório da Imprensa em 2014, ele justificou o apoio. Disse que a visão de todo mundo, inclusive a dele, era deturpada, de que o país estava prestes a cair no regime comunista.
Após mudar de posicionamento, ele foi preso diversas vezes e mandado para Fernando de Noronha (PE), Pirassununga (SP) e Campo Grande (MS). Para assinar artigos, chegou a assumir o pseudônimo de João da Silva.
No livro A Ditadura Escancarada, Elio Gaspari afirmou que a Tribuna da Imprensa foi o jornal mais massacrado ao longo da ditadura, onde foram mantidos censores por cerca de dez anos. O livro ainda conta que Hélio Fernandes passou por quatro cadeias e dois desterros.
Ativo nas redes sociais e crítico de Bolsonaro
Até atualmente, o jornalista mantinha atividade no Facebook onde opinava sobre o cenário político e social do País. "A arrogância, a imprudência, a incompetência de Bolsonaro são inéditas na história da República. O Brasil chegou a 200 mil mortes não foi por acaso, e sim pela irresponsabilidade total do presidente", publicou em janeiro.
A arrogancia, a imprudência, a incompetência de Bolsonaro são inéditas na história da República. O Brasil chegou a 200...
Publicado por em
Ao ser vacinado contra o novo coronavírus, em fevereiro, escreveu: "Eu, em meus 100 anos, fui dos primeiros, mas espero que toda a população brasileira tenha a possibilidade, a oportunidade de ser vacinada, o que é seu direito, e que isso não seja um privilégio para alguns. Que o SUS seja valorizado!"
Fiquei satisfeitíssimo de ser vacinado contra o mais terrível mal que atinge o mundo atualmente que é o Coronavirus. Eu,...
Publicado por em
Nas redes sociais, jornalistas e escritores lamentaram a morte de Hélio e escreveram que o jornalista foi um dos nomes mais importantes da imprensa brasileira.
(1921 • 2021) Helio Fernandes (100), desde a primeira prisão (1963) até o atentado (1981), sobreviveu redigindo a sua e...
Publicado por em
Helio Fernandes, um jornalista de coragem Morreu na madrugada desta quarta-feira o jornalista Helio Fernandes. Helio...
Publicado por em
Meu obituário para Helio Fernandes publicado no site da Associação Brasileira de Imprensa abi.org.br Na madrugada...
Publicado por em





