Monica Iozzi deve pagar R$30 mil a ministro Gilmar Mendes por comentário em rede social

A apresentadora e atriz Monica Iozzi foi condenada a pagar uma multa de R$ 30 mil ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por uma publicação em sua conta no Instagram, feita em maio deste ano.

Atualizado em 03/10/2016 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.



Ela reproduziu a notícia de que Mendes concedeu habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih, condenado por 58 estupros de pacientes, com a mensagem: "Se um ministro do Supremo Tribunal Federal faz isso... Nem sei o que esperar..." e uma frase em cima do rosto do ministro que diz "cúmplice?".



Segundo a Zero Hora, o ministro abriu um processo contra Monica Iozzi pedindo indenização por danos morais. la também deve arcar com os custos do processo e os honorários advocatícios.

O juiz responsável pelo processo, Giordano Resende Costa, concluiu que Monica podia opinar, mas não "violar a dignidade, a honra e a imagem" de Mendes. Segundo ele, Monica é uma pessoa pública e, por isso "sua liberdade de expressão deve ser utilizada de forma consciente e responsável".

Ele acrescentou que o comentário da apresentadora teria sugerido que Gilmar Mendes foi cúmplice dos estupros, “tornando questionável o seu caráter e imparcialidade na condição de julgador, fato suficiente para atingir sua honra e imagem”.