MIS-SP recebe seminário "Claro Curtas: Educação Audiovisual"

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) recebe, nesta terça-feira (23), o seminário "Claro Curtas: Educação Audiovisual/Audiovisual na Educação".

Atualizado em 22/08/2011 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

do Som de São Paulo (MIS-SP) recebe, nesta terça-feira (23), o seminário "Claro Curtas: Educação Audiovisual/Audiovisual na Educação".
Com objetivo de abrir espaço para reflexão sobre as oportunidades educativas geradas pelo uso das novas mídias e pela democratização da produção e difusão do audiovisual, o seminário abordará as novas fronteiras da educação audiovisual e os seus potenciais de aprendizado, expressão e participação social em escolas, universidades, ONGs, pontos de cultura e cineclubes, entre outras instituições formais e não formais de ensino.

O evento acontece das 14h às 20h e será transmitido ao vivo pela internet pelo . Para participar é necessário confirmar presença via e-mail . Na ocasião, também serão conhecidos os vencedores da 3ª edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem "Claro Curtas", com o tema "O tempo do agora".
O diretor-executivo do MIS, André Sturm, faz a abertura do evento, seguido pela vice-presidente do Instituto Claro, Carime Kanbour.

A primeira mesa "Olhar e Pensar" debate as "Convergências entre políticas de cultura, educação e empreendedorismo comunitário envolvendo a educação audiovisual e os seus desafios", com a mediação de Minom Pinho - conferencista, produtora executiva do "Claro Curtas" e consultora de políticas de investimento sociocultural. Convidados: Bruno Maceió - coordenador-geral de desenvolvimento sustentável do audiovisual; Julia Levy - superintendente do audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Adriana Fresquet - coordenadora da Rede Kino Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual; Luis Alberto Cassol - presidente do Conselho Nacional de Cineclubes, e José Luiz Herencia - coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

A segunda mesa "Empreender e Aprender" debate "Audiovisual - aprendizado, expressão e participação. Oportunidades, avanços e iniciativas de uso da linguagem audiovisual em ambientes educativos formais e informais", com mediação de Philippe Barcinski - cineasta, conferencista e educador audiovisual. Convidados: Marco Del Fio - cineasta, documentarista, conferencista, educador e coordenador do Projeto Laboratório - Experimentações Audiovisuais; Moira Toledo - educadora, cineasta, consultora, conferencista e autora da tese "Diretrizes para uma Educação Audiovisual Popular no Brasil"; Samuel de Castro - ator, realizador, educador audiovisual do projeto "Querô na Escola", do Instituto Querô, e Evandro Santos - professor e integrante do Coletivo Nossa Tela.
Leia mais

-
-