Ministro Joaquim Barbosa denuncia o jornalista Ricardo Noblat por racismo ao MPF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou uma denúncia à Justiça Federal contra o jornalista Rica

Atualizado em 21/03/2014 às 08:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Atualizado às 10h

rdo Noblat pelos crimes de injúria, difamação e preconceito racial.
Crédito:Nelson Jr./STF Ministro acusa o jornalista de injúria, difamação e preconceito racial
De acordo com a Folha de S.Paulo , em representação ao Ministério Público Federal, ele diz que Noblat atacou sua honra e praticou crime de racismo em texto publicado em seu blog e no jornal O Globo no dia 19 de agosto do ano passado, dias depois de uma discussão entre Barbosa e seu vice, Ricardo Lewandowsk.
No texto intitulado " ", Noblat faz menção ao fato de o presidente do STF ser negro e afirma que Barbosa não teria sido escolhido para o STF só por seus conhecimentos. E diz: "para entender melhor Joaquim" é necessário acrescentar "a sua cor".
Crédito:Reprodução Texto pode render condenação de 10 anos de prisão a Ricardo Noblat
O jornalista também destacou que Barbosa não teria sido escolhido ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas por seus conhecimentos jurídicos, mas por sua "cor". "Joaquim foi descoberto por um caça-talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro", escreveu.
O MPF entendeu que, além de difamar e injuriar especificamente Barbosa, Noblat praticou um crime contra toda a raça negra. A Procuradoria enviou denúncia criminal à Justiça Federal do Rio de Janeiro e solicita que Noblat seja condenado por crimes contra a honra e delito racial. Somadas, as penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão.

À IMPRENSA, o jornalista disse que ainda não foi comunicadosobre a denúncia do ministro e que apenas irá se manifestar após ser notificadoformalmente pela Justiça.