Ministro Gilmar Mendes defende autorregulação de jornais após fim da Lei de Imprensa
Ministro Gilmar Mendes defende autorregulação de jornais após fim da Lei de Imprensa
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), Carlos Ayres Britto, propuseram que os veículos de comunicação se autorregulem, após o término da Lei de Imprensa. A posição dos magistrados veio à tona durante a IV Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, evento realizado na última terça-feira (9), em Brasília.
| Agência Brasil | |
| Ministro Gilmar Mendes |
O ministro ainda ressaltou que cabe ao Estado e aos veículos estabelecer mecanismos para a liberdade de imprensa e informação no país. Segundo Britto, os jornais têm por finalidade "proteger os indivíduos contra abusos do imenso poder social dos veículos de comunicação", acrescentando a necessidade dos veículos assegurarem o direito de resposta aos cidadãos.
Já na avaliação de Ayres Brito, a Constituição brasileira de 1988 impede a criação de leis que venham a limitar a liberdade de imprensa no país. O ministro ainda reforçou que uma lei específica pode ser criada para tratar o direito de resposta, mas não um conjunto de normas reguladoras do setor.
Leia Mais
-"






