Ministro das Relações Exteriores rebate críticas do "Financial Times"

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, se manifestou sobre o artigo publicado pelo jornal inglês Financial Times que diz

Atualizado em 31/05/2016 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, se manifestou sobre o artigo publicado pelo jornal inglês Financial Times que diz que ele “não é fã” do Mercosul. O político enviou uma carta ao veículo, que foi publicada na edição da última segunda-feira (30/5), explicando seu ponto de vista sobre o assunto.

Crédito:Moreira Mariz/Agência Senado Ministro rebateu críticas do jornal econômico
Segundo a Agência Brasil, a matéria do jornal compara o bloco econômico regional formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, com a Aliança do Pacífico, que conta com Chile, Colômbia, México e Peru. Para o veículo, o Mercosul se baseia em um modelo mais tradicional de comércio e ainda está “engasgado” desde sua criação na década de 1990.

Na carta, Serra diz que está convencido da importância do bloco e pronto para trabalhar com os parceiros para torna-lo mais forte. Ele disse ainda que ao comparar os blocos o Financial Times negligenciou os diferentes estágios de evolução.

“O Mercosul foi estabelecido há 25 anos e a Aliança do Pacífico em 2011. Nada mais natural que a intensificação dos fluxos comerciais seja mais rápida nos primeiros anos de qualquer mecanismo do tipo”.

O ministro também falou sobre a alegação de que Brasil e Argentina alimentam uma rivalidade. Para ele, “na verdade, os dois maiores países da América do Sul construíram uma forte parceria estratégica, que está no cerne do Mercosul”.