Ministro da Defesa Nelson Jobim será o entrevistado do programa "3 a 1", da TV Brasil
Ministro da Defesa Nelson Jobim será o entrevistado do programa "3 a 1", da TV Brasil
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, é o entrevistado desta quinta-feira (19), do programa "3 a 1", da TV Brasil.
Na entrevista, o ministro disse que entregará, na sexta-feira (21), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o plano de reestruturação das Forças Armadas, dentro da estratégia nacional de defesa. O plano tem por objetivo a organização, o preparo e a atuação das Forças Armadas, e do próprio ministério.
Como parte dessa reestruturação, o ministro destacou o fechamento de acordos de compra de equipamentos - 51 helicópteros, 36 aviões caças e um submarino nuclear. Nessas compras, sem fabricantes ainda definidos, o requisito fundamental será a transferência tecnológica, que permitirá ao Brasil passar a fabricar e comercializar esses equipamentos mais adiante.
Durante a entrevista, Jobim disse que o Brasil não está preocupado com a presença de militares americanos na Colômbia, porque tem a garantia jurídica de que o espaço aéreo da região amazônica será respeitado; que os aeroportos brasileiros estarão preparados para a Copa do Mundo de 2014; que, depois dessa copa, São Paulo terá um novo aeroporto; e que a prioridade do Ministério da Defesa é com o programa Amazônia Protegida, com 38 postos ao longo da fronteira. Cada um desses postos terá um comandante (um tenente) e entre 60 e 80 soldados, sendo 80% deles índios, que conhecem bem a região.
"Nós vamos cuidar da Amazônia, por meio dos postos de fronteira e por meio de satélites", garantiu Jobim, na entrevista, concedida aos jornalistas Luiz Carlos Azedo (Tv Brasil), Ricardo Amaral (revista Época) e Daniel Rittner (jornal Valor Econômico). O "3 a 1" vai ao ar às 22h.






