Ministro Celso Amorim reclama de pouco espaço da imprensa a encontro dos emergentes
Ministro Celso Amorim reclama de pouco espaço da imprensa a encontro dos emergentes
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, criticou a cobertura da imprensa no encontro realizado em Brasília (DF) entre governos dos chamados países emergentes. Para o ministro, os jornais não deram destaque ao evento, que contou com a participação de governantes da Rússia, China, Índia, África do Sul e Palestina.
| Agência Brasil | |
| Celso Amorim |
Durante conversa com jornalistas, Amorim disse não entender como o Brasil recepciona no mesmo dia alguns dos políticos mais importantes do mundo em um encontro diplomático e o assunto não merece capas de jornais.
Na última quinta-feira (15), a capital federal foi sede de encontro entre chefes de estado e de governo do bloco chamado Bric, composto por Brasil, Índia, Rússia e China. No mesmo dia, houve reunião do Ibas, integrado por Brasil, Índia e África do Sul.
Participaram dos encontros os presidentes da China, Hu Jintao, o da Rússia Dmitri Medvedev, e o da África do Sul, Jacob Zuma, além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
Na coletiva, Amorim ainda disse que, ao invés dos jornais destacarem as reuniões, priorizaram a erupção do vulcão na Islândia, que provocou caos aéreo na Europa.
Leia Mais
-






