Ministro Ayres Britto diz que Judiciário é a maior ameaça à imprensa

Ministro Ayres Britto diz que Judiciário é a maior ameaça à imprensa

Atualizado em 26/11/2010 às 19:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O Poder Judiciário é, hoje, a maior ameaça à liberdade de imprensa em nosso país. Esta afirmação foi feita nesta sexta-feira (26), pelo ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o Seminário Cultura de Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura.
Também participaram do evento o ministro Franklin Martins e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, informa o jornal O Estado de S.Paulo .
"Não perco oportunidade de cortar na própria carne", continuou Ayres Britto. "Há nichos que parecem vigorar no passado. A lei de imprensa foi sepultada pelo STF e uma parte do Judiciário parece não entender isso", completou.
Questionado, o juiz concordou que há censura em decisões como a que proíbem o Estadão de publicar informações sobre a operação Boi Barrica, que investiga o empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP).
Para o ministro, não pode haver outra lei a respeito da liberdade de imprensa além da própria Constituição. "Para a nossa Constituição, a liberdade de imprensa não conhece meio termo, não é uma liberdade pela metade. Ou é total ou não é liberdade de imprensa", afirmou.
Ele comentou, ainda, a decisão do STF que derrubou os dispositivos da Lei Eleitoral. "O humor é o tipo de crítica mais sarcástico, mais cáustico. E a gente disse o quê? É plena a liberdade de imprensa, inclusive em época de eleição. Conseguimos emplacar a ideia de que o humor a sátira são atividades tipicamente de imprensa", afirmou.

Leia mais