Ministério Público recebe 400 denúncias por dia contra Orkut em São Paulo

Ministério Público recebe 400 denúncias por dia contra Orkut em São Paulo

Atualizado em 30/06/2008 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O site de relacionamentos Orkut, pertencente ao Google, continua sob forte vigilância da Justiça. Tudo isso porque, segundo o procurador da República Sergio Gardenghi Suiama, coordenador do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, cerca de 400 denúncias de crimes de pedofilia e racismo no site são feitas por dia.

Um episódio envolvendo uma menor de idade chamou a atenção para o site de relacionamento Orkut na última semana: uma estudante carioca de 14 anos montou um falso perfil no site identificando-se como um rapaz chamado Richard, e trocou mensagens com uma adolescente de São Paulo por dois meses.

O suposto rapaz e a garota passaram a namorar virtualmente, até que Richard discutiu com a mãe e fugiu para São Paulo para conhecer a namorada. Ao chegar na capital, a família da adolescente descobriu que Richard, na verdade, era uma menina.

A adolescente enganada afirmou que não quer conhecer mais ninguém pela internet: "para mim, agora, todo mundo no Orkut é falso até provar o contrário".

Em dois anos, a organização não-governamental SaferNet já recebeu mais de 130 mil denúncias de crimes de violação aos direitos humanos por meio das páginas do site. Para o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet, os pais precisam monitorar as ações de seus filhos na rede.

"Os pais sempre devem bater nessa tecla: seus filhos não podem confiar em quem está por trás de um perfil de Orkut ou numa sala de chat. Muitos pedófilos usam essas páginas para atrair suas vítimas", diz Nejm.

Em abril, o Google Brasil, empresa que administra o Orkut, quebrou o sigilo de 3.261 álbuns do site de relacionamento com fotos de pornografia infantil. O Google diz que já assumiu um compromisso de criar filtros que impeçam a publicação de material ilícito. A empresa afirma que cada página do Orkut tem uma ferramenta para denúncia de perfis que ferem os termos de uso.

As informações são do Diário de São Paulo

Leia mais