Ministério das Comunicações discute banda larga na América Latina
O projeto de expansão da Banda larga no Brasil ainda não saiu do papel, mas o tema continua em pauta no governo. Leia a noticia completa.
Atualizado em 28/05/2011 às 19:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
O projeto de expansão da Banda larga no Brasil ainda não saiu do papel, mas o tema continua em pauta no governo. Na última semana, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira participou da III Reunião de Diálogo Regional sobre Custos de Conexões Internacionais de Banda Larga, a ser realizada em Santiago, no Chile. O objetivo do encontro, realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), era discutir o assunto em nível regional, analisando as demandas dos países latinos e sua infraestrutura.
Atualmente, a maior parte dos dados que circula pela web, nos países latinos, precisa ir até os Estados Unidos para depois ser retransmitida. Durante o evento, discutiu-se a necessidade de construir novas infovias de banda larga - os chamados backbones e backhauls - permitindo a conexão direta entre os países latino-americanos, melhornado a qualidade e a velocidade da conexão. Além das lideranças latinas, também estiveram presentes à reunião especialistas europeus, que fizeram apresentações que tangiam às políticas públicas para o setor e aspectos técnicos.
Após diversas propostas apresentadas durante o governo Lula, o Plano Nacional de Banda Larga, no Brasil, ainda não foi colocado em prática.






