Mídias sociais levam o poder do centro às periferias, diz o pesquisador Matthew Fraser

Mídias sociais levam o poder do centro às periferias, diz o pesquisador Matthew Fraser

Atualizado em 15/07/2009 às 19:07, por Redação Revista IMPRENSA.

Diante de uma platéia de publicitários, anunciantes, jornalistas e executivos, o portal Terra apresentou, nesta terça (14/07), novos formatos de publicidade para a internet e oficializou parcerias exclusivas para exibição de séries. A empresa de conteúdo digital trouxe ao Brasil o pesquisador Matthew Fraser, especialista em negócios de mídia do INSEAD Business School, da França, o diretor sul-africano do filme "X-Men Origins", Gavin Hood, além de Elie Wahba, vice-presidente da Fox 20th Century. Na ocasião, os convidados discutiram novas tendências na web 2.0 e relataram um pouco de suas experiências relacionadas ao mundo digital.

Divulgação
Matthew Fraser
Após criar em janeiro de 2009 um novo formato que possibilita a inserção de conteúdo do portal em diversas mídias, do Facebook ao Orkut, batizado de Átomo, o Terra reuniu especialistas do setor de comunicação dos diversos países em que atua na América Latina, inclusive Estados Unidos, e apresentou novas tendências de publicidade pela internet, no Teatro Alfa, em São Paulo (SP).

Mauricio Palermo, VP de Publicidade, e Paulo Silva, diretor comercial do Terra, apresentaram os novos espaços publicitários inseridos no conteúdo do portal e também possibilitando maior interação entre internauta e a peça criativa. Além disso, Fernando Madeira, CEO do Terra para a América Latina, anunciou a parceria de exibição exclusiva das séries da Fox 20 th Century, oficializada com a presença de Elie Wahba.

Novos tempos para o mercado publicitário

Falando sobre as tendências, o pesquisador Matthew Fraser comentou a decadência do mercado publicitário norte-americano nas mídias convencionais e comentou que as novas mídias sociais passam a substituir um espaço que as mídias tradicionais não conseguem preencher. "O poder saiu do centro para as periferias. Essa é a democracia instituída pelas mídias sociais". Questionado sobre casos como a campanha de Barack Obama e a revolução no Irã, ele destaca a relevância das mídias nesses eventos.

Fraser também comentou que, no passado, as grandes empresas dos Estados Unidos resistiam à utilização das mídias sociais: "As grandes empresas de meu país tinham medo das mídias sociais. Agora, grandes marcas estão valorizando as mídias". Ele comentou o case da Coca-Cola no Facebook, que tem em sua página principal vídeos feitos por pessoas comuns que gostam da bebida. Ele finalizou dizendo que, na América, as mídias sociais se tornaram indispensáveis para a publicidade.

Internet e a pirataria de filmes

Gavin Hood, o diretor sul-africano do filme "X-Men Origins", comentou sua experiência quando teve seu filme vazado na internet antes da estreia e como teve de agir rápido para impedir a proliferação. Hood afirmou que, para a ele, a internet se divide em pontos negativos e positivos e especificou: "no meu primeiro filme não podia colocar na internet e mandar para um prêmio nos Estados Unidos. Muitas vezes, deixei de participar de prêmios justamente pela morosidade e dificuldade de enviar conteúdo".

O cineasta explica que a internet mudou o cenário. "Se tenho um bom produto posso colocar na internet e já tenho um viral, acredito que é a nova democracia da internet". Já no lado negativo, Gavin comenta um pouco de sua amarga experiência: "O problema é a hora que você consegue fazer um filme, batalha para captar recursos, e por trás você tem investidores que querem injetar recursos em algo que dê retorno, e eles querem uma maneira segura de investir". No meu último filme, fizemos de tudo em termos de segurança para impedir qualquer vazamento, mas infelizmente a versão inacabada foi para a internet, de imediato colocamos uma equipe para trabalhar, acionamos nossos advogados que falaram com sites sérios e impediram a circulação dos vídeos.

Fernando Madeira, CEO do Terra para a América Latina, finalizou o evento reforçando as novas parcerias do portal com a Fox , além das já consolidadas com a Universal na parte de vídeo clipes e com a Disney nas séries. Além disso, apresentou uma parceria recente fechada com a Samsung que vai poder levar o conteúdo da internet como notícias e previsão do tempo para a tela das tevês residenciais. O Terra também apresentou uma nova ferramenta chamada Radar que consolida as diversas plataformas em uma só, para acessar o Flickr, Orkut e contas de e-mail o internauta terá somente um lugar onde consolidar suas informações e informou as grandes coberturas que o Terra fará como os Jogos de Inverno no Canadá e a Copa do Mundo da África do Sul.

O evento trouxe, ainda, a atriz norte-americana Kate Walsh, que fez o papel de Dra Addison na série "Grey's Anatomy" e acabou ganhando uma série somente dela, a "Private Practice" também exibida pelo Terra. Além de jornalistas do México, Chile, Argentina, e outros paises da América Latina.

Leia mais

-