Mídia Ninja inicia parceria com rede de notícias para criar portal colaborativo

O grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes Jornalismo e Ação) iniciou uma parceria com a plataforma internacional de notícias Oximity, cujas informações são coletadas e distribuídas diretamente pelas fontes.

Atualizado em 19/03/2014 às 12:03, por Alana Rodrigues*.

A união resultará no desenvolvimento do Portal Ninja, que vai reunir e compartilhar conteúdo para diversas partes do mundo.
Crédito:Divulgação Rafael Vilela, da Mídia Ninja, diz que iniciativa aumentará colaboração dos internautas
A oportunidade surgiu após a disseminação do coletivo. “Isso é uma consequência direta das articulações que o Ninja tem feito no âmbito internacional. Temos trabalhado algum tempo para essa expansão enquanto uma rede que não se limita geograficamente ao Brasil, mas que está se conectando com outros coletivos do mundo todo”, explica o colaborador Rafael Vilela.

Com sistema de edição de conteúdo pelos usuários, os internautas são transformados em co-autores da rede colaborativa. A ferramenta pode ser acessada em mais de 200 idiomas, com mecanismo de tradução automática e manual.

“É uma plataforma que trabalha a tecnologia para a distribuição de conteúdo diretamente da fonte, na maioria das vezes a partir de jornalismo cidadão e colaborativo. O Ninja é uma rede que precisa de estruturas e busca formas de sair das plataformas convencionais. Foi um ótimo encontro”, define o colaborador.

Após mais de 7 anos de produção de conteúdo no Brasil, o Ninja está desenvolvendo tecnologias e envolve pessoas de mais de 200 cidades do país. Vilela acredita que com a nova parceria, o número de colaboradores deve crescer.

“O número não parou de crescer desde que a gente criou. Enfrentamos um certo gargalo por ter uma página só. A partir desse portal, vai ficar mais interessante porque aumentará a capacidade de colaboração”, afirma.

O colaborador esclarece que o grupo continuará se dedicando à difusão nas redes sociais, como nas páginas do , e Instagram. O diferencial será a utilização de um formato expansivo de informações num ponto central, que permitirá ao coletivo filtrar conteúdos e trabalhos de mais pessoas.

“O recurso vai dar um poder de difusão para fora do Brasil e atingir um público muito grande, além de aumentar a capacidade de conteúdo, atores, colaboradores e jornalismo independente”, acrescenta.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.