Mídia independente na Nicarágua sofre perseguição do governo de Daniel Ortega
Mídia independente na Nicarágua sofre perseguição do governo de Daniel Ortega
O Centro Nicaragüense de Direitos Humanos (Cenidh) vai apresentar nas próximas um documento à Comissão de Direitos Humanos (CIDH) sobre violações a liberdade de imprensa no país, afirmou a AFP. Diversos jornais independentes vêm reclamando que o governo de esquerda de Daniel Ortega nos últimos meses tem "perseguido" veículos.
A diretora do Cenidh, Vilma Núñez, afirmou que apresentará o documento ao relator responsável pela liberdade de expressão da CIDH em Washington (EUA). "Existe um esforço do governo para atacar a liberdade de expressão, além de uma guerra de baixa intensidade que utiliza diversos métodos para reduzir os meios de comunicação independentes", afirmou.
Entre os episódios recentes que envolveram a imprensa e o governo, está o do canal de televisão Canal 15 Condega que teve suas transmissões suspensas em 17 de janeiro. A AFP também informou que a emissora estava recebendo ameaças desde 2008 pelas criticas que fazia ao governo. Alexis Peralta, um dos donos do canal, disse à agência que "gente ligada ao governo está nos ameaçando por meio de chamadas anônimas".
Leia mais






