Mídia chinesa censura vídeo em que presidente russo cobre ombro de primeira-dama

Vladimir Putin ofereceu um xale para a oficial em evento organizado pela Apec. Retrato do ato foi visto como impróprio para a mídia chinesa.

Atualizado em 12/11/2014 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Um momento de carinho entre duas lideranças mundiais foi registrado pelas câmeras da imprensa internacional e censurado pela mídia chinesa. As imagens mostravam o presidente russo Vladimir Putin oferecendo um xale para a primeira-dama Peng Liyuan durante um evento organizado pelo Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês).

Crédito:Reprodução Gentileza de Putin com primeira-dama foi censurada na China
Segundo Brasil Post, a cena foi retirada de circulação para quem acessa a internet na China. O gesto de gentileza, ou quebra de protocolo, foi protagonizado na noite da última segunda-feira (10/11). Desde então, as imagens circulam nas redes sociais do país e causaram um furor entre os internautas.
Um assistente da primeira-dama chinesa ofereceu um casaco à mulher, que já foi uma famosa cantora na região e atua politicamente em questões governamentais. Embora possa representar uma relação de respeito e cordialidade, o gesto de afeto entre os líderes mundiais foi visto de forma negativa. Internautas comentaram o caso nas redes sociais usando a hashtag “Presidente Putin pôs um casaco em Peng Liyuan”.
A frase nada mais é do que uma combinação das palavras usadas pelo narrador da cerimônia para descrever o momento filmado pela organização do evento. Instantes depois da veiculação do vídeo na internet, os links que levavam às imagens e cenas do ato foram desativados. Conforme informa a rede de notícias internacionais CNN, provavelmente devido aos controles na web em vigor no país.
O jornal The Guardian , ao retratar a situação inusitada, comenta que a rápida censura não só mostrou a “eficiência” da polícia chinesa, como também evidenciou as diferenças culturais no que se refere ao que é considerado como comportamento aceitável em público. Por outro lado, as plataformas digitais também agregaram brincadeiras sobre as “reais” intenções do presidente russo.
No momento, o chefe do executivo está divorciado e tem fama de sedutor entre as chinesas. O incidente, no entanto, só não foi compartilhado pela TV estatal. O presidente Xi Jinping, que na hora conversava com o presidente americano, Barack Obama, não quis se manifestar sobre o assunto.
Ao falar sobre o episódio, o diretor do Centro de Estudos Russos e Centro-asiáticos do Instituto de Xangai, Li Xin, disse que o gesto foi apenas uma gentileza e não o caracteriza uma gafe diplomática. “É tradição em um país frio como a Rússia que um homem, como sinal de respeito às mulheres, ajude-as e vestir e a tirar seus casacos”, afirmou.

Assista ao vídeo: