Microsoft é multada por desrespeitar lei antitruste

Microsoft é multada por desrespeitar lei antitruste

Atualizado em 27/02/2008 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Comissão Européia multou em 899 milhões de euros (1,3 bilhão de dólares) a Microsoft, por não respeitar a decisão de antitruste de 2004 contra a empresa. Em outra ocasião, a empresa tinha sido multada em 777,5 milhões de euros (497 milhões de euros na decisão original e 280,5 milhões de euros pelo não-cumprimento).

"Em razão de claro desrespeito com suas obrigações legais", segundo a Comissária para Competição Neelie Kroesa, a multa da empresa foi elevada para 1,7 bilhão de euros.

Segundo informa agência de notícias IDG News Service, A Microsoft só se adequou à decisão de 2004 em 22 de outubro de 2007, portanto, a multa é referente ao período em que a empresa deixou de respeitar os termos do acordo.

Nos últimos quatro anos, a Microsoft vinha tentando evitar parte da decisão da Comissão Européia, que exigia a entrega de protocolos de comunicação usados pelo sistema operacional Windows a outros fabricantes, para garantir a interoperabilidade de produtos rivais com o programa.

Em suma, a última multa pune a empresa, basicamente, por ter falhado em licenciar esses protocolos a um preço razoável para que os concorrentes pudessem desenvolver outros programas e evitar a monopolização do mercado.

Leia mais