Microsoft é alvo de novas acusações na União Européia
Microsoft é alvo de novas acusações na União Européia
Nesta segunda-feira (14), a Comissão Européia anunciou a abertura de novas investigações contra a Microsoft por possível desrespeito à legislação antitruste, uma acusação que já custou à empresa de informática uma multa recorde determinada pela Justiça.
Segundo denúncias apresentadas pelo fabricante norueguês de programas de informática, Opera, e pela associação de produtores informáticos, ECIS, a Microsoft incorpora, de forma automática, o Internet Explorer a seu sistema Windows, que equipa mais de 90% dos computadores no mundo.
Além disso, a empresa se negaria a divulgar a seus competidores informações técnicas que permitem garantir a interoperabilidade de uma ampla gama de produtos com a nova versão do Office.
A abertura dessas investigações não significa que a Comissão tenha provas de uma infração, esclareceu o governo de Bruxelas em comunicado.
Em 2004, uma multa recorde de 497 milhões de euros já havia sido aplicada à Microsoft por abuso de posição dominante, uma decisão confirmada em setembro de 2007 pela Corte européia de Justiça (CEJ).
Leia mais:






