Microbolsas sobre tabaco e petróleo na Amazônia estão com inscrições abertas

Duas oportunidades de microbolsas para jornalistas interessados em pautas socioambientais estão com inscrições abertas. A primeira tem foco

Atualizado em 10/11/2022 às 17:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Duas oportunidades de microbolsas para jornalistas interessados em pautas socioambientais estão com inscrições abertas.
A primeira tem foco em petróleo e mudanças climáticas, é oferecida em parceria entre a Pública e a WWF-Brasil e integra a 16ª edição do programa de microbolsas da agência de jornalismo investigativo. As inscrições vão até 10 de dezembro.
O tema surgiu a partir de declaração feita em setembro último pelo ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro, Joaquim Leite, manifestando a intenção de explorar petróleo na Margem Equatorial, região litorânea que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte.
Crédito: Reprodução Pública
A declaração contraria solicitação do Ministério Público Federal do Pará e do Amapá para que as perfurações da Petrobrás na bacia da foz do Rio Amazonas sejam suspensas devido ao impacto nas comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da região.
Repórteres de todo o país podem inscrever projetos para investigar a relação entre a exploração de petróleo e as mudanças climáticas. As pautas devem focar nos novos blocos de exploração na Amazônia e em seus impactos socioambientais. Serão escolhidas quatro pautas. As equipes selecionadas receberão bolsas de R$ 8 mil, além de mentoria e espaço de publicação das reportagens no site da Agência Pública.
A inscrição exige apresentação profissional, pré-apuração, plano de trabalho e plano de orçamento. As reportagens devem ser publicadas em até três meses após o anúncio dos projetos selecionados, que será realizado na segunda quinzena de janeiro de 2023. Crédito: Reprodução Joio Por sua vez, o site de jornalismo investigativo O Joio e o Trigo, especializado em alimentação, saúde e poder, em parceria com a ACT Promoção da Saúde, organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, estão promovendo o edital de microbolsas de reportagem “Por trás da fumaça”.
A ideia é investigar a indústria brasileira de tabaco, considerada a terceira maior do mundo. O processo de seleção vai priorizar pautas investigativas sobre o lobby das corporações do fumo para enfraquecer políticas públicas. Os autores das duas propostas escolhidas ganharão uma bolsa de R$ 5.000 para produzir a reportagem. Os repórteres escolhidos terão acompanhamento dos editores do site. As inscrições vão até 23 de novembro.