Mianmar suspende circulação de oito revistas após divulgação de dissidente

Mianmar suspende circulação de oito revistas após divulgação de dissidente

Atualizado em 22/11/2010 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Oito revistas publicadas em Mianmar foram suspensas pelas autoridades do regime militar do país asiático no último domingo (21) devido à reportagens sobre a libertação da dissidente, pró-democracia, e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

Segundo agência monitora da imprensa no país, a publicação de fotos em primeira página e outros suplementos sobre Suu Kyi teriam violado regras estabelecidas pelo governo, informa O Globo .

A revista Hote foi suspensa por duas semanas, enquanto 7 Day News , Venus , Myanmar Newsweek , Hlyat Tapyet , Myanmar Post , Pyithu Khit e The Voice não circularão por uma semana.

Mianmar é classificado como um dos países com menor grau de liberdade de expressão no mundo, na 174ª posição em ranking de 178 países da organização Repórteres Sem Fronteiras. A entidade afirmou, em setembro, que o regime estaria aumentando a censura aos meios de comunicação antes da primeira eleição no país em vinte anos.

Suu Kyi, de 65 anos, ficou presa durante 15 dos últimos 21 anos e foi libertada no dia 13 de novembro, uma semana após as eleições.

Leia mais

-