México oferece recompensa por informação sobre assassinato de repórter

México oferece recompensa por informação sobre assassinato de repórter

Atualizado em 01/06/2009 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Quem fornecer informações que levem a captura do assassino repórter mexicano Eliseo Barrón receberá cinco milhões de pessoas (cerca de R$ 750 milhões) da Procuradoria Geral da República do México, segundo informações do diário La Jornada .
A decisão da Procuradoria ocorre em meio a uma onda de violência contra jornalistas, de acordo com avaliação da BBC Mundo. Jornalistas do País tem recebido ameaças do líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín Guzmán (conhecido como El Chapo) através de cartazes colocados a alguns quilômetros do local do assassinato de Barrón. "Cuidem-se, soldados e jornalistas", estava escrito em uma das mensagens.
A medida de recompensar informações sobre o crime gerou crítica de vários jornalistas. De acordo com o jornal El Diari o , 51 jornalistas foram mortos em nove anos no País sem que nenhum dos crimes tenha sido esclarecido e, em apenas um, no caso de Barrón, uma recompensa foi oferecida. Isso, segundo a avaliação dos jornalistas locais, caracteriza discriminação aos outros casos, conforme informações do site Knight Center of Journalism. Foto: Arquivo Pessoal
Leia mais