Metroviários de SP dizem que programa da TV Globo estimula assédio no metrô

O programa humorístico "Zorra Total", exibido nas noite de sábados na TV Globo, está causando mal estar entre os metroviários paulistanos.

Atualizado em 23/09/2011 às 09:09, por Thaís Naldoni.

humorístico "Zorra Total", exibido nas noite de sábados na TV Globo, está causando mal estar entre os metroviários paulistanos. Segundo nota publicada no site do Sindicato estadual da categoria, a emissora "presta um desserviço à luta contra o assédio sexual no país".


Segundo a entidade, o quadro "Metrô Zorra Total" trata de forma desrespeitosa as mulheres molestadas nos trens. "Coincidentemente, após esse quadro ser criado ocorreu o primeiro estupro no metrô de São Paulo", afirma o comunicado, que se refere às personagens Valéria (Rodrigo Sant´Anna) e Janete (Thalita Carauta), responsáveis pelos mais altos índices de audiência durante a atração.



As personagens Valéria e Janete


No esquete dos atores, na maior parte das vezes, alguém se aproveita da ingenuidade da personagem Janete e o ator que interpreta Valéria a aconselha a aproveitar, já que ela não estaria em condições de escolher.


O Sindicato dos Metroviários termina seu protesto, dizendo que, para demonstrar respeito com o problema do assédio sexual, a TV Globo deveria tirar o quadro do ar.


Procurada pela reportagem, a emissora discorda que o quadro possa incitar a violência contra a mulher. "O 'Zorra Total' é um programa humorístico cujos quadros trazem situações fictícias dissociadas da realidade. O quadro em questão não incita qualquer comportamento, muito menos a violência contra a mulher. Seu objetivo é entreter o telespectador, no que, acreditamos, é bem-sucedido", disse, por meio da Central Globo de Comunicação.


"A TV Globo se orgulha de ser um veículo de comunicação que sempre defendeu os direitos da mulher em campanhas de conscientização, no seu conteúdo jornalístico e nas ações de responsabilidade social veiculadas em suas obras de dramaturgia", finalizou o comunicado.



Leia mais

-

-