Mesmo polêmico, programa de TV sobre saúde sexual faz sucesso no Paquistão

"Consultório Online" é transmitido pela TV Saúde e responde questões de paquistaneses por telefone.

Atualizado em 02/12/2014 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma emissora de TV paquistanesa está desafiando os tabus da sociedade islâmica com um programa focado em saúde sexual. O "Consultório Online" vai ao ar semanalmente na TV Saúde, respondendo questões dos telespectadores sobre o tema ao vivo pelo telefone.
Crédito:Reprodução Médico-apresentador responde dúvidas do público ao vivo
O programa é transmitido ao vivo e apresentado pelo doutor Nadeem Siddiqui. A atração recebe dezenas de ligações durante sua exibição, com dúvidas que vão desde o contágio de doenças sexualmente transmissíveis até infertilidade e dúvidas mais "pessoais".
Segundo a BBC, um telespectador chegou a ligar para perguntar se existe um remédio para "curar" o hábito da masturbação. Visivelmente incomodado, o médico respondeu: "Você deveria rezar cinco vezes por dia, se manter distante de conteúdo inapropriado na internet e ler literatura religiosa. Você vai ficar bem".
Em seguida, fora do ar, Siddiqui explicou o conselho dado. "Não posso ser visto fazendo algo que seja contra o Islã, ou me causaria problemas." De acordo com o Dr. Javed Usman, do Hospital Dr Ziauddin na cidade de Carachi, a maioria dos médicos do Paquistão não são preparados para lidar com questões sexuais.
"O currículo das universidades não contempla esse assunto. Então, invariavelmente, o que acontece é que os médicos acabam aplicando julgamento de valor baseando-se em suas próprias crenças religiosas e culturais, não em conhecimento médico", explicou o doutor.