Mercado de TV por assinatura cresce 32% em um ano

De acordo com dados da Associação Brasileira de TV por Assinatura, o número de assinantes de Tv por assinatura - que inclui TV a cabo, por satélite e MMDS (Serviço de Distribuição Multiponto Multicana, sem fio) - cresceu cerca de 32% em todo o território nacional, no período entre junho de 2010 e junho de 2011; até dezembro, o mercado deve registrar mais de 4 milhões de assinantes.

Atualizado em 01/08/2011 às 15:08, por Pamela Forti.

A região nordeste foi a que mais contribui com esse percentual, registrando um aumento de 55% no número de assinante, no período de um ano. Em seguida, vem a região norte, com 42%, centro-oeste, com crescimento de 33%, sudeste, 30% e sul, 25%. A estimativa é de que, até o final deste ano, o faturamento bruto do bruto, incluindo publicidade, chegue a R$ 14,6 bilhões, Nos últimos cinco anos, o setor dobrou seu faturamento; em 2006, a receita foi de R$ 6 bilhões. Até junho deste ano, o setor já gerou em torno de 98 mil empregos diretos e indiretos.

Durante entrevista coletiva, o presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, explicou que há três fatores que contribuem para a elevação dos índices neste segmento. "O setor apresenta o que hpa de mais mnoderno em tecnologia e conteúdo, como alta definição e 3do que ajdua a caputurar mais espectadores", avalia Annenberg. Além disso, ele cita o efeito do aumento do poder aquisitivo da classe C, que passou a consumir também os canais pagos e os novos players atuando nesta áream, como as operadoradoras de satélite, que oferecem novos serviços e preços melhores. O presidente da associação também acredita que, assim que a Anatel liberar a concessão de novas outorgas no setor, a competitividade deve aumentar e o consumidor deve lucrar com o resultado. Segundo ele, há cerca de anos a agência não libera novas outorgas, impedindo que novas operadoras possam atuar nesta área.

O consumidor
Com o intuito de melhorar a relação entre os consumidores e as operadores de TV a cabo, a ABTA está criando um canal de relacionamento com o assinante e, até o final do ano, deve concluir uma pesquisa para entender melhor as demandas dos assinantes. A primeira investida neste sentido é a veiculação de três vídeos, exibidos nos canais associados, com o objetyivo de aproximar audiência e programadores. O personagem principal é "Teles", que vai representar o consumidor nas peças publicitárias e elucidar algumas das dúvidas mais frequentes.
Na próxima semana, entre os dias 9 e 11 de agosto, a ABTA promove sua Feira e Congresso anual, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Estarão presentes os principais players do mercado, que debaterão questões preponderantes para o setor. No dia 9, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo pariticipará do painél de abertura, "Inovação e desregulamentaão: os caminhos para o crescimento".

Leia mais: