Mello diz que no Brasil "motivos para bons cartuns e charges é que não faltam"

Mello diz que no Brasil "motivos para bons cartuns e charges é que não faltam"

Atualizado em 25/07/2008 às 17:07, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O melhor presente que o cartunista Mello ganhou na sua vida foi um caderno de desenhos e uma caixa de lápis de cor. Quando criança, fazia seus rabiscos no chão com carvão e pedaços de tijolos, sem condições financeiras de comprar material de desenho. Mas certa vez, quase numa profecia, um grande amigo seu lhe presenteou com lápis e afirmou que ele seria um grande artista.

Mello
Aquecimento global

"Muitos dizem que quem desenha já nasce com o talento. Eu sempre quis desenhar e quero fazer isto pelo resto de minha vida", explica Mello, que atua como desenhista desde o ano passado. Mesmo com essa trajetória tão recente, ele ficou em 2º lugar na categoria cartum no 9º Salão Internacional de Humor de Caratinga.

Para ele, as inspirações para os cartuns podem surgir a qualquer momento, de um fato corriqueiro que talvez passe despercebido por alguém ou até de notícias divulgadas pela mídia. "O cartunista trabalha muito com acontecimentos da sociedade quando produz charges, ou até mesmo uma caricatura de alguém que está em evidência. No Brasil, motivos para bons cartuns e charges é que não faltam", conta.

Mello
Cartão corporativo

A paixão de Mello pelo desenho é evidente, e se explicita em suas declarações: "em todo o desenho que faço, sempre procuro aplicar a paixão que eu tenho pelo traço, o desejo de ver a folha, que outrora estava em branco, estar preenchida com uma imagem que sempre quer transmitir algo. No meus desenhos procuro dar forma aos meus anseios, sonhos e opiniões. São as minhas palavras, idéias, expressas através do lápis, das tintas e dos pincéis".

Mello
Classificados

Conquistar um espaço em um mercado tão concorrido, mesmo com talento e esforço, não é fácil, e Mello acredita que nem todos conseguirão uma vaga de ilustrador oficial de um grande jornal. Mas ele acredita na rede mundial de computadores como meio de apresentar ao público seu trabalho.

Mello
Doador de sangue

"Com a Internet, muitos cartunistas e ilustradores conseguiram um espaço para divulgarem seu trabalho. Os blogs são um grande veículo de divulgação e troca de idéias. Há também vários sites de humor ou de quadrinhos que abrem espaço para os iniciantes, dando-lhes a oportunidade de serem reconhecidos", conclui Mello.