Médico amputa braço de jovem seguindo instruções enviadas via mensagem de texto
Médico amputa braço de jovem seguindo instruções enviadas via mensagem de texto
Na cidade de Rutshuru, localizada na República Democrática do Congo, um jovem foi salvo pelo médico voluntário David Nott, 52, graças à tecnologia móvel. Usando instruções enviadas por um médico em Londres, o colaborador da instituição Médicos Sem Fronteira, operou um adolescente de 16 anos.
Segundo informa o jornal britânico Independent , o jovem precisou ser operado por contra de um grave ferimento em seu braço. Rapidamente, o ferimento infeccionou e apresentava gangrena.
Nott percebeu que a única alternativa para o jovem seria a amputação do membro. "Ele estava morrendo, tinha mais dois ou três dias de vida". Apesar do diagnóstico preciso, o médico não sabia como executar o procedimento. Então, se lembrou que um colega na Inglaterra poderia ajudá-lo. Nott enviou-lhe mensagens de texto pedindo orientação. Prontamente, seu colega respondeu e a operação aconteceu sem grandes complicações. "Eu sabia exatamente o que meu colega queria dizer com as mensagens, porque já operamos juntos muitas vezes", afirmou.
O tablóide Independent diz que o garoto já se recuperou da cirurgia e passa bem. O jornal lembra, ainda, que a cirurgia ocorreu no mês de outubro, mas por razões que não soube informar, apenas foi divulgada a notícia essa semana.
Leia mais






