MEC suspende curso de jornalismo na UFPR e preocupa aprovados no vestibular

Após a decisão do Ministério da Educação (MEC) de suspender o curso de jornalismo em 2014 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), os 25 estudantes aprovados no vestibular se assustam com a possibilidade de não poderem ingressar na universidade no curso desejado.

Atualizado em 14/01/2014 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo o G1, o MEC publicou no Diário Oficial da União do dia 6 de dezembro de 2013 a suspensão do curso, com base nos indicadores de qualidade do ensino superior referentes a 2012 – Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O curso de jornalismo da UFPR obteve nota inferior a três (o índice vai de 1 a 5), o que é considerado insatisfatório pelo Ministério.
Estudantes ouvidos pelo G1 criticaram o MEC. "Nós não vamos abrir mão do nosso direito de cursar jornalismo na UFPR, aconteça o que acontecer. O MEC deveria ter visto esses problemas antes de abrirem as inscrições para o vestibular e não no último mês", disse Plínio Luís Pereira Lopes, 17.
A UFPR afirmou, por meio de nota divulgada na última segunda-feira (13/1), que está trabalhando para revogar a decisão, assim como já conseguiu com o curso de Publicidade e Propaganda na última semana. As notas baixas, de acordo com a instituição, se devem a um suposto boicote que os alunos dos cursos de comunicação teriam feito ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), questionando sua validade. De acordo com o comunicado, os cursos não apresentam problemas estruturais, de equipamentos ou no corpo docente.
A universidade ressalta também que a suspensão do vestibular para jornalismo ainda é provisória, de modo que um recurso ainda será julgado pelo MEC. A decisão final deve ser anunciada nos próximos dias, informa a UFPR, que pede aos calouros que "fiquem tranquilos" e afirma que "o calendário para registro acadêmico dos aprovados está mantido".