MEC realiza audiência pública em PE para debater diretrizes do curso de jornalismo
MEC realiza audiência pública em PE para debater diretrizes do curso de jornalismo
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última sexta-feira (24), um encontro entre profissionais e representantes da imprensa para discutir as questões envoltas ao jornalismo atual. A formação especifica no exercício da profissão e a necessidade de adequar o currículo dos cursos de comunicação aos avanços no setor foram temas debatidos no evento.
Presente ao encontro, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sergio Murillo, destacou a importância do órgão de classe na defesa à formação especifica no mercado. Segundo ele, o estudante de jornalismo possui o diferencial entre outras formações, por atribuir importância ao interesse público na cobertura dos fatos e ter embasamento ético no exercício da profissão.
Já na avaliação de Cláudio Magalhães, representante da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) no encontro, as instituições de ensino de jornalismo devem incluir nas grades curriculares disciplinas relacionadas aos diferentes sistemas de comunicação. "Temos de acabar com o mito de o Brasil contar com apenas um modelo de televisão", afirmou.
Os debates e as diretrizes curriculares orientam o Conselho Nacional de Educação (CNE) e as instituições de educação superior na realização do projeto pedagógico dos cursos de graduação do país.
Leia Mais
-






