MEC não conseguirá entregar laptops educacionais neste semestre
MEC não conseguirá entregar laptops educacionais neste semestre
Há mais de cinco meses, o Ministério da Educação (MEC) acertou a compra (através de leilão) de 150 mil computadores para distribuição em escolas públicas que ainda não chegaram ao estudantes e cuja previsão de entrega foi estipulada para o mês de julho. Não bastando a demora em repassar os computadores à rede pública, os alunos ainda correm o risco de receberem máquinas muito ultrapassadas.
Em dezembro passado, a companhia indiana Encore venceu, através de sua representante Comsat, o pregão para fornecer as máquinas do programa Um Computador por Aluno (UCA). O valor para a fabricação dos laptops ficou em R$ 82,55 milhões - R$ 533 por máquina. Segundo informa a Folha Online, os computadores ainda não foram sequer produzidos por conta dos trâmites do processo licitatório.
Computadores ultrapassados
A demora em entregar os computadores torna as configurações exigidas ultrapassadas. De acordo com as regras do edital, o modelo Mobilis deve ter memória RAM de no mínimo 512 MG, tela de LCD de ao menos 7 polegadas e conexão Wi-Fi. No entanto, os computadores lançados no mercado apresentam configurações pelo menos o dobro mais avançadas. Além disso, a tela dos laptops comerciais são maiores, posto que, a indústria percebeu que é difícil digitar nas menores.
Vale lembrar que as máquinas ainda precisam ser aprovadas nos teste de aderência, em que é analisado se o equipamento corresponde às exigências determinadas pelo edital. O MEC já realizou estes testes, mas encaminhou amostras dos computadores para o Inmetro para que uma nova sequência de exames seja realizada. Desse modo, a cada dia perdido pelo governo, aumenta a possibilidade de que os computadores se tornem absolutamente obsoletos quando chegaram às mãos dos alunos da rede pública.
Caso as máquinas sejam aprovadas, o MEC terá 180 dias para entregá-las as 300 escolas do programa. Sendo assim, se considerarmos a data prevista para o fim dos testes - junho ou julho - mais o prazo de entrega, alguns alunos poderão "ver" os resultados do UCA quase no mês de dezembro, próximo ao período de férias escolares.
Leia mais






