"Me orgulho de ter participado da criação do UOL", diz Márion Strecker, ex-diretora de conteúdo do Portal
"Me orgulho de ter participado da criação do UOL", diz Márion Strecker, ex-diretora de conteúdo do Portal
| Divulgação | |
| Márion Strecker |
Conforme o Portal IMPRENSA informou ontem, terça (22), o UOL demitiu três diretoras. Entre elas, duas que fizeram parte da equipe que fundou o portal, em 1996. Márion Strecker, que era diretora de conteúdo, e Mara Gama, diretora de qualidade. A jornalista Tereza Rangel, responsável pela diretoria de planejamento de conteúdo, também foi desligada. Ela foi a primeira ombudsman do UOL, cargo criado em 2007 e extinto em 2010.
Ao Portal IMPRENSA, Márion contou que deixou o UOL sabendo que seu cargo será assumido por um jornalista competente, e que está na equipe há mais de dez anos. Ela se refere a Rodrigo Flores, gerente geral de notícias, que assume interinamente como diretor de conteúdo. A jornalista afirma que sua saída foi tranquila e representa novos rumos na carreira. "Deixo uma equipe maravilhosa e agora que olho a direção de fora tenho a sensação de orgulho, inclusive por ser co-fundadora do UOL".
A jornalista ressalta que não pode falar pelas outras demissões, mas que, em seu caso, tudo foi conversado. Apesar de deixar a direção, Márion não se desliga do UOL e nem do Grupo Folha. Até julho atuará como consultora do portal em São Paulo. Em agosto viaja para São Francisco (EUA), onde será correspondente no Vale do Silício. Sua coluna mensal no caderno "Mercado", da Folha, também continua.
Márion atuava como diretora de conteúdo desde 1996, quando o portal foi ao ar. "Inicialmente liderei a criação do primeiro portal de internet do Grupo Folha, o Folha Web, em julho de 1995. No mesmo ano, a empresa tomou a decisão de criar uma nova unidade. Época em que o Caio Túlio Costa foi chamado para ser diretor geral e eu assumi a direção de conteúdo, inaugurando o UOL em abril de 1996".
Para Márion, ver o resultado de 15 anos de trabalho é gratificante. "É olhar um filho que cresceu, ficou adulto e saiu de casa". Agora, a profissional encara a experiência no exterior como algo que faltava em sua carreira. "Estou feliz da vida de ir para a Califórnia, algo a mais neste percurso que começou lá no jornal, de ir fundo na questão do jornalismo e das novas tecnologias. Continuarei me dirigindo ao publico do UOL e da Folha , agora sob outra perspectiva".
Formada em comunicação pela PUC-SP, Márion trabalhou na Folha de S.Paulo entre 1984 e 1996, foi redatora, crítica de arte, editora do caderno "Ilustrada", repórter especial e diretora da Agência Folha. Além de ter sido coautora do "Manual de Redação da Folha". Em 1995 a jornalista venceu o Prêmio Folha de Jornalismo na categoria Especial. No mês de junho de 2010, assumiu coluna mensal no caderno "Mercado", no qual escreve sobre internet e economia.
O Portal Imprensa ainda aguarda posicionamento oficial da assessoria do UOL sobre as outras duas demissões. De acordo com fontes internas ouvidas pela reportagem, apesar do clima de incerteza, "não se trata de uma crise, mas de novos ares e não haverá outros cortes".
Leia mais






