Mauricio de Sousa pede que perfil com tirinhas da “Turma da Mônica” seja tirado do ar
Em 2003, apresentador fez comentários considerados pejorativos sobre uma igreja evangélica com foco no público homossexual, em São Paulo.
Atualizado em 05/11/2014 às 17:11, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Para Mauricio de Sousa, perfil tinha conteúdo impróprio para crianças
Segundo YouPIX, o espaço tinha menos de dois dias de existência e já reunia mais de 10 mil seguidores. Hoje, 13 dias depois, são mais de 30 mil usuários que acompanham seus conteúdos. A ideia do criador da página era misturar os quadrinhos da Mônica com legendas ofensivas e termos pejorativos, como palavrões e incitações a brincadeiras que fazem citação a rótulos de pessoas.
Embora apresente algumas portagens bem trabalhadas, havia outros que denotavam preconceitos e que podem ter deixado o cartunista chateado. Numa delas, a imagem dizia: "você é gorda e não gostosa, esconde essa barriga". Por e-mail, Sousa solicitou a retirada dos posts. Após atender ao pedido, o perfil trocou a base e agora ironiza cartoons de Mafalda e personagens da Marvel.
Outra no microblog fez o chamado kibar, que, nesse caso, significa copiar e colar todos os conteúdos compartilhados pelo espaço acionado pelo cartunista. Após ser citado pelo YouPIX, também saiu do ar. O autor do perfil em questão está sendo orientado por um advogado sobre como manter o perfil sem complicações judiciais e diz que queria apenas se divertir com o público.
Ao falar sobre o caso, Mauricio de Sousa afirmou: “não me incomodo que o público adulto veja, mas considerei desagradável usarem os personagens nesse contexto. Temos um público infantil grande e seria muito chato que crianças vissem. Não é censura, é um cuidado necessário com o que criamos e construímos”. Numa outra oportunidade, a posição do chargista não foi a mesma.
Em 2010, Fernando Marés fez um com tirinhas da “Turma da Mônica” em um contexto mais adulto. Na ocasião, Sousa elogiou o internauta. “O inventor do processo é muito criativo e buscou um veio rico, interessante para boa parte do público. Principalmente jovem. O estilo do autor, seu conhecimento do universo da Turma da Mônica, a força dos personagens e a atual irreverência que se permite na internet se juntaram… e não podiam dar em outra coisa”, disse.
Leia também - Personagem de Mauricio de Sousa faz jornalismo e estrela revista de comportamento - -





