Matinas Suzuki Jr. assume como diretor executivo da Companhia das Letras

Matinas Suzuki Jr. assume como diretor executivo da Companhia das Letras

Atualizado em 04/02/2011 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Além de editar o selo Peguin-Companhia e coordenar a coleção Jornalismo Literário, Matinas Suzuki Jr. agora também é diretor executivo da Companhia das Letras. O novo cargo, criado para o jornalista, o coloca mais próximo do presidente da editora, Luiz Schwarcz, dividindo com o editor geral as demandas executivas da empresa e assumindo sua posição em eventuais viagens e afastamentos.
Boatos têm dado conta de que Schwarcz estaria se retirando de vez do cotidiano da empresa e que Matinas assumiria a posição, mas a reportagem de IMPRENSA confirmou que o editor geral continua frente à empresa.
Matinas, que é colunista da revista IMPRENSA, tem carreira consagrada no jornalismo brasileiro. Foi um dos responsáveis pela modernização da Folha de S.Paulo nos anos 1980 e editor do caderno "Ilustrada", apresentador do "Roda Viva" e um dos criadores e presidente executivo do portal iG. Mais recentemente, foi responsável pelo planejamento estratégico e diretor da rede de jornais Bom Dia, do empresário J. Hawilla, e é editor da revista Serrote , do Instituto Moreira Salles. Sua aproximação na Companhia das Letras começou como coordenador da coleção Jornalismo Literário, em 2008, passando posteriormente a diretor de comunicação. No ano passado também tornou-se editor do selo Peguin-Companhia, parceria entre as editoras norte-americana e brasileira.

Leia mais