Matéria sobre extração de palmito no Paraná é questionada por superintendente do Ibama

Matéria sobre extração de palmito no Paraná é questionada por superintendente do Ibama

Atualizado em 14/01/2010 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

José Álvaro da Silva Carneiro, superintendente do Ibama no Paraná, criticou na última quarta-feira (13) uma reportagem do jornal Correio do Litoral sobre a extração de palmito na Serra do Mar. O jornal tem publicado uma série de reportagens sobre comunidades tradicionais que vivem em uma área de proteção ambiental em Guaratuba (PR).

Segundo as matérias, as comunidades desenvolveram formas de sustento que acabam agredindo o meio ambiente e desrespeitando as leis ambientais. Nas reportagens, o Correio do Litoral falou sobre a necessidade de conciliar a proteção ambiental na região com a busca de alternativas econômicas que preservem a cultura e a subsistência destas comunidades.

Carneiro pediu ao editor do Correio do Litoral , Gustavo Aquino, que fizesse uma reflexão sobre o que tem publicado, pois acredita que difícil encontrar uma alternativa econômica para pessoas que "vivem fora do processo civilizatório" e "para os que têm espírito de mateiro", e optaram por "viver isolados".

Para o superintendente do Ibama, "o extrativista não gosta de regras" e "anda de mão dada com ilícitos de toda ordem". O Correio , comparou a situação dos palmiteiros com os cocaleros da Bolívia. Álvaro Carneiro achou a comparação inadequada e disse que enquanto os plantadores de coca representam cerca de 10% da população, os palmiteiros que cometem ilegalidades no litoral e Serra do Mar, não passam de 200 pessoas.

Leia mais