Marta Suplicy admite erro ao mover ação contra blog pensando ser Twitter

Marta Suplicy admite erro ao mover ação contra blog pensando ser Twitter

Atualizado em 19/08/2010 às 18:08, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Pensando ser a representação do Twitter no país, a candidata do PT-SP ao Senado Federal, Marta Suplicy, moveu ação contra o blog requisitando a retirada do ar, em 48 horas, de um perfil falso do serviço de microblog e solicitou que o designer Fernando Souza, responsável pela página, prestasse contas à Justiça.

Ao constatar o erro, a candidata afirmou, por meio de seu perfil no que irá cancelar a ação contra Souza. "Houve mesmo um erro em relação ao twitterbrasil.org. E por isso estamos retirando a ação na Justiça e apurando o q aconteceu (sic)", disse.

Reprodução
Perfil de Marta no Twitter

Essa é a segunda vez que o Twitter Brasil é creditado como representante do microblog no país. Em 2008, também em representação semelhante, Souza precisou explicar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que nada tinha a ver com o Twitter. "Na eleição passada, a gente recebeu um processo semelhante, do mesmo caso de perfil falso. E nesse ano eu tenho que enviar toda a documentação explicando, de novo", disse Souza em entrevista ao Portal IMPRENSA.

Segundo o designer, caso Marta não retire a ação dentro do prazo de dois dias, ele ainda precisará se explicar ao TRE.

Para Souza, o erro é incompreensível, uma vez que o Twitter não é mais "novidade" e que o blog Twitter Brasil explica sua vinculação com o microblog. "O blog não tem nenhuma relação oficial com a empresa que criou o serviço, porém tem o aval para usar o nome do mesmo", explica a página em sua descrição.

Souza explicou que o processo para a retirada do perfil falso é absolutamente desnecessário. "Tem uma ferramenta no próprio Twitter que utiliza um procedimento padrão nesses casos. Em 24 horas o perfil já é cancelado", explicou.

De acordo com a apuração de IMPRENSA, a ação, que pede o cancelamento do perfil e explicações ao blog errado, tramita há quase um mês na Justiça.

Leia mais