Marrocos veta circulação dos jornais Le Monde e El País

Marrocos veta circulação dos jornais Le Monde e El País

Atualizado em 15/12/2010 às 08:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Marrocos veta circulação dos jornais Le Monde e El País

Os jornais europeus Le Monde (França) e El País (Espanha) foram censurados no Marrocos, após terem publicado telegramas da diplomacia norte-americana que citavam um monarca do país. O veículo francês não foi às bancas marroquinas no último domingo (12), e o diário espanhol não circulou nos dias 3 e 12 deste mês, segundo informou o jornal Folha de S.Paulo.

Os telegramas publicados pelos jornais relacionavam o entorno do rei Mohamed 6º à corrupção no setor imobiliário. O governo marroquino considerou as mensagens dos diplomatas norte-americanos "difamatórias".

As correspondências fazem parte dos documentos divulgados pelo site WikiLeaks, no final de novembro. Os mais de 250 mil dados sigilosos, entre despachos de embaixadas e consulados e ordens internas, revelaram os bastidores da diplomacia dos EUA e seu relacionamento com outros países.

As informações disponibilizadas no site foram publicadas simultaneamente pelos jornais The New York Times, The Guardian, El País, Le Monde e pela revista Der Spiegel .

Leia mais

-
-
-