Marrocos proíbe circulação da revista francesa L'Express
Marrocos proíbe circulação da revista francesa L'Express
Marrocos proíbe circulação da revista francesa L'Express
A revista francesa L'Express foi proibida pelo Ministério da Comunicação do Marrocos de circular no país. A justificativa foi o cumprimento do artigo 29 do Código de Imprensa, que prevê punição para ofensas à religião islâmica, à monarquia, à integridade territorial e à ordem pública.
Com uma reportagem intitulada "O Choque Jesus-Maomé", a revista discutia a relação entre Cristianismo e Islã, e teria ofendido a religião muçulmana. No entanto, segundo o site Portugal Diário, o tema está inserido no contexto de uma reunião inter-religiosa entre líderes católicos e muçulmanos, que será realizada na próxima terça-feira (04), na Itália.
Christian Markarian, diretor-adjunto da L' Express , afirmou que "para não ferir a sensibilidade religiosa dos leitores marroquinos, tinha havido o cuidado de desenhar uma capa específica para a edição internacional, em que a cara de Maomé se encontrava tapada, respeitando a tradição islâmica".
O Ministério da Comunicação do país não explicou se a proibição está relacionada com a capa do semanário ou com o conteúdo de algum artigo. "Apesar de todo o cuidado com o público marroquino e com a religião muçulmana, fomos embargados. Não compreendo", disse Markarian.
Leia mais






