Mário Vargas Llosa retira coluna de jornal peruano El Comércio

Mário Vargas Llosa, escritor peruano, retira coluna do jornal El Comércio por causa de seu apoio à candidata Keiko Fujimori

Atualizado em 01/06/2011 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Mário Vargas Llosa, escritor e Prêmio Nobel, anunciou que não quer mais publicar sua coluna "Pedra de Toque" no jornal peruano "El Comércio", o mais antigo do Peru, devido ao apoio que a publicação oferece a candidata Keiko Fujimori, informa o jornal Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (1°). Vargas Llosa diz que o veículo tornou-se uma "máquina de propaganda" para a candidata que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, preso por violação aos direitos humanos.
"Não posso permitir que minha coluna continue sendo publicada nessa caricatura do que deve ser um órgão de expressão genuinamente livre, pluralista e democrático", disse o escritor. Com a aproximação do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, no próximo dia cinco de junho, os meios de comunicação deixam transparecer seu apoio aos candidatos. O periódico El Comércio é acusado de defender Keiko Fujimori e atacar continuamente o seu concorrente, Ollanta Humala, candidato apoiado por Vargas Llosa.
Durante as campanhas do primeiro turno, o escritor havia comentado que um segundo turno entre Fujimori, candidata direitista, e Humala, esquerdista, seria escolher entre a "AIDS e o câncer". Em abril, declarou que daria um voto de confiança ao candidato da esquerda. "Se os discursos forem confirmados na prática, votarei nele", declarou.
O Nobel pediu para a o jornal espanhol El País - o periódico divulga as colunas do escritor em vários países- que deixe de enviar colaboração ao jornal peruano.O grupo El comércio é um dos mais influentes no Peru, proprietário de várias publicações e um cana de TV a Cabo .