"Marília Gabriela Entrevista" recebe a jornalista e apresentadora Mônica Waldvogel
"Marília Gabriela Entrevista" recebe a jornalista e apresentadora Mônica Waldvogel
O programa "Marília Gabriela Entrevista" recebe, no próximo domingo (31), a jornalista e apresentadora Mônica Waldvogel que, aos trinta anos de profissão, é uma das mais conhecidas jornalistas da televisão nacional. Durante o programa, Waldvogel fala sobre carreira, maternidade, política, novas mídias, televisão e corrupção.
Ela revela que sempre quis ser jornalista e que se sente realizada atualmente. Mônica afirma ainda que o ofício do jornalismo é complicado, mas que não condiciona o seu trabalho para agradar a opinião pública: "Eu preferi sempre ter um centro de valores para o jornalismo, para a democracia e para a sociedade brasileira do que me pautar naquilo que as pessoas vão pensar". E admite que fica furiosa quando um deputado federal declara que "está se lixando para a opinião pública". "Eu tenho repulsa e repugnância. É inqualificável que ele se lixe para a opinião pública. Eu entendo que um juiz se lixe porque ele tem que cumprir a Lei, porém, o parlamentar é um representante do povo", protesta.
Mônica relembra o início da carreira, quando trabalhava no jornalismo econômico. "Tive meu filho aos 18 anos. Estudava, tinha o bebê e trabalhava no Banco do Brasil, onde tinha conseguido trabalhar em uma revista interna sobre comércio exterior. Depois, fui cobrir o Plano Cruzado", conta. E, ainda nos tempos de universitária, época que o Brasil saía do regime militar, a convidada explica que não era uma estudante combativa, daquelas que participava de passeatas. "Quando cheguei à faculdade, fui experimentando os vários grupos e, logo de cara, percebi que nenhum dogmatismo serviria para mim e pensei: serei massa com senso crítico".
A apresentadora também aproveita para rebater a crítica de que o texto para televisão é bem mais fácil de ser produzido que o texto para a mídia impressa. "Sintetizar, colocar tudo o que é essencial em um texto enxuto e no menor tempo possível é escrever e escrever muito", afirma. E também opina sobre o que falta na televisão brasileira nos dias de hoje: "Faltam bons temas e textos na dramaturgia. Sinto falta de uma dramaturgia mais "porreta", de um autor que não se preocupe tanto com a opinião pública".
O programa "Marília Gabriela Entrevista" vai ao ar todo domingo, às 22h, pelo canal de TV a cabo GNT.
Leia mais






