Maria Rita Kehl lança livro com artigos e crônicas publicados em jornais

Atualizado em 26/10/2011 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A psicanalista e ex-colunista do jornal O Estado de S. Paulo , Maria Rita Kehl, lança, nesta quarta-feira (26), o livro "18 crônicas e mais algumas", em que compila artigos e textos publicados entre 2002 e 2010, informa a Folha de S.Paulo.
As 18 crônicas a que o título se refere foram publicadas no período em que escrevia para o Estadão . Ela foi demitida do jornal, em 2010, após publicar o texto "Dois pesos", em que critica a postura da classe média perante programas como o "Bolsa Família". "Nunca uma coluna minha foi tão lida. Foi o assunto mais discutido no Twitter. Mas, claro, fiquei triste de perder aquele espaço", afirmou à Folha .
O livro de Maria Rita aborda temas como aborto, especulação imobiliária, violência e injustiça social. Ela estende suas críticas também à imprensa. "A imprensa dá a primeira página, e acho que tem que dar mesmo, para o assassinato de um morador de um bairro de classe média, enquanto muitas outras mortes viram notinhas de rodapé."
Sobre a função do psicanalista na imprensa, Maria Rita escreve no prefácio. "O que distingue o lugar do psicanalista na imprensa não é o número de vezes que ele se refere a Freud ou a Lacan, mas o modo como sua experiência clínica pode ajudá-lo não a explicar, mas escutar o sintoma social".
O lançamento de "18 crônicas e mais algumas" (Boitempo), de Maria Rita Kehl, acontece na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915), das 18h30 às 20h30.
Leia mais