Manuela D'Ávila cria PL que visa dar adicional de insalubridade a câmeras e fotógrafos
Manuela D'Ávila cria PL que visa dar adicional de insalubridade a câmeras e fotógrafos
A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que prevê o pagamento de adicional de insalubridade a fotógrafos, operadores de câmera de cinema e TV. O texto, de autoria da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), se baseia em problemas gerados aos trabalhadores pelo transporte de equipamentos com excesso de peso e atuação em locais com risco de periculosidade.
| Agência Brasil |
| Manuela D'Ávila |
"Os trabalhadores deste grupo utilizam e são responsáveis por equipamentos diversos, tais como câmeras fotográficas, de cinema e de televisão, e também acessórios e equipamentos extremamente pesados, com efeitos danosos à saúde", reforça a deputada, justificando a proposição.
No texto, D'Ávila ainda ressalta que além das condições precárias, "de prejuízo à saúde dos trabalhadores", a matéria visa conceder atenção especial aos profissionais do mercado audiovisual.
"Convivo com esses profissionais todos os dias em Brasília, mas muitas vezes só olhamos aqueles da base (repórteres). Esquecemos dos profissionais que trabalham com equipamento pesado e passam pelo mesmo processo que o nosso", disse a parlamentar ao Portal IMPRENSA.
De acordo com a deputada -jornalista por formação -profissionais de câmera e fotografia, já chegaram a abordá-la, relatando problemas de saúde ocasionados pelos equipamentos utilizados diariamente. O índice sobre o valor adicional a ser pago, se aprovado, deve ser discutido junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
A proposta, apresentada em novembro de 2009, tramita em caráter ordinário na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). A expectativa é de que com a instalação das comissões, o projeto seja apreciado na Casa.
Leia Mais
-






