Manual de Redação é instituído pela CBN durante evento em SP

Na noite de segunda-feira (10), a Rádio CBN lançou seu primeiro "Manual de redação CBN" (Globo Livros). O evento aconteceu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e contou com palestras da diretora nacional de jornalismo, Mariza Tavares, e os apresentadores Milton Jung e Roberto Nonato.

Atualizado em 11/10/2011 às 17:10, por Luiz Gustavo Pacete.

a Rádio CBN lançou seu primeiro "Manual de redação CBN" (Globo Livros). O evento aconteceu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e contou com palestras da diretora nacional de jornalismo, Mariza Tavares, e os apresentadores Milton Jung e Roberto Nonato.
Segundo Mariza, a CBN aproveitou o aniversário de 20 anos da emissora, que acontece em outubro, para lançar o material. "O projeto está sendo acalentado há muito tempo. Pela própria história da CBN, era importante que tivesse seu manual, mas não dava para fazer em ano de eleição. Eu aproveitei para lançar em 2011 por ser uma data redonda. O manual me tomou o final do ano passado e todo o primeiro semestre", disse Mariza à IMPRENSA.

O material produzido apresenta a CBN não só como rádio, mas como veículo multimídia, com o desafio de ampliar cada vez mais seu espaço na internet. Seus capítulos tratam da estrutura da emissora, com os cargos e as funções desempenhados por seus profissionais; orientações para as entradas ao vivo e a ancoragem, além de dois capítulos destinados à internet.
Eugênio Bucci, professor da ECA-USP e ESPM, e que assina a apresentação, destaca que "o manual contém o legado, a história e os valores da CBN, além dos padrões de desempenho que ela pretende seguir, em atendimento às necessidades e aos direitos de sua audiência. Não só isso: ao afirmar esses valores, e ao fixar procedimentos obrigatórios, tanto formais como de comportamento, este documento não deixa de ser um contrato com todos os ouvintes. Se ela faltar com seus compromissos, o ouvinte poderá reclamar. Não é pouca coisa".
Na introdução da obra, Mariza destaca que "o jornalismo da CBN não é imune ao erro, mas busca incessantemente isenção, acurácia, apartidarismo e pluralidade". O objetivo do manual, além de servir como referência para seus próprios jornalistas, é mostrar a estudantes, professores e profissionais da área de comunicação a engrenagem e os bastidores da CBN.

Leia mais