Manifestantes usam Twitter e Facebook para organizar protestos contra o G20
Manifestantes usam Twitter e Facebook para organizar protestos contra o G20
Pessoas contrárias ao encontro do G20 - grupo das 19 principais economias industrializadas e em desenvolvimento mais a União Europeia - estão utilizando ferramentas sociais como Twitter e Facebook para organizar protestos e manifestações. A reunião ocorre em Londres a partir desta quinta-feira (02).
Através de troca de mensagens, os manifestantes estão se reunindo de forma rápida em locais públicos em um curto espaço de tempo, o que dificulta as chances da Polícia evitar os protestos, informou o jornal britânico The Telegraph . Este princípio se chama flashmobbing , e é apenas um dos meios de organização via Internet.
O Google Street View, serviço do Google que permite a visualização de cidades por imagens, está sendo utilizado para planejamento de rotas e pontos de encontro, além de permitir a quem está em casa assistir às manfestações.
Outra plataforma utilizada é o Flickr, que permite o compartilhamento de fotos com variedade e rapidez, assim como o YouTube, onde ocorre o mesmo com vídeos. Em uma tentativa de acompanhar os protestos, a polícia britânica começou a utilizar estes sites.
Leia mais






